quinta-feira, 26 de maio de 2011

Briefing

Olá de novo, há quanto tempo! o/

Hoje vamos começar as postagens sobre , portanto, fique de olho! A propaganda e a publicidade estão por todos os cantos, em todas as partes.

Um exemplo? Ligue sua televisão agora. O que passa nela está de uma forma ou de outra te induzindo a comprar algo, seja uma ideia ou um produto.

Um comercial tenta fazer você ter a vontade de comprar o produto que está sendo exibido nele, um programa de televisão lança mão de todos os recursos para prender sua atenção e assim vai.

Tente perceber quantas vezes durante o dia alguém tenta te vender algo, você pode se surpreender.

Aposto que você já viu um desses hoje mesmo.


Enfim, hoje nós vamos te mostrar o primeiro passo que uma empresa toma para vender um produto com sucesso:  o briefing.

Mas o que é o briefing?
Briefing é um termo em inglês que designa um conjunto de informações sobre um produto, uma marca. É uma pesquisa de mercado para conhecer melhor seus pontos fortes e quem compra seu produto.

O modelo de briefing abaixo contém esse conjunto de informações, como exemplo.

Você já viu esse carinha aqui também.


O produto: Canetas BIC

Especificações técnicas: BIC é uma empresa francesa com sede em Clichy. Fundada em 1945, é conhecida por fabricar produtos à base de plásticos, incluindo isqueiros, canetas, aparelhos de barbear mas também caiaques. Compete contra Faber-Castell, Gillette, Newell Rubbermaid e Stabilo. Entrou no mercado brasileiro em 1956 e hoje está presente em grande parte do mundo.

Para que serve?
Fabrica produtos direcionados, em sua maioria, para a fabricação de instrumentos de escrita, mas produz também isqueiros, lanternas e afins.

A marca é conhecida?
As canetas BIC são internacionalmente conhecidas e uma das marcas mais vendidas, ao lado da Faber-Castell e da Gillete.

A embalagem é protetora?
O envólucro das canetas atendem aos padrões de segurança internacionais. Possui uma tampa com um pequeno buraco na extremidade, para evitar vazamentos e outros acidentes,

Possui um bom rótulo?
O logotipo da BIC é reconhecido com facilidade, um menino de uniforme segurando uma caneta.

É perecível?
A duração da carga da caneta depende do quanto se escreve. Produz entre dois e três quilômetros de escrita.

Contém informações de uso?
Não, mas as informações sobre mais detalhes do produto estão presentes no site (http://www.bicworld.com/pt/pages/faq/)

Qual a diferença que mantém em relação ao concorrente?
Além de contarem com a popularidade já adquirida em mais de 50 anos de tradição, as canetas BIC de modelos mais populares têm preços acessíveis e grande variedade de opções

Aspectos positivos: abrange boa parte dos produtos de papelaria, o preço é acessível e os produts são de boa qualidade.

Aspectos negativos: hoje, tem grande concorrência, outras marcas conseguiram preços ainda mais em conta.

É um produto indispensável ou surpéfulo?
Indispensável, pois é um objeto bastante presente e útil do cotidiano, atingindo as mais variadas faixas de idade.

Preço

Quanto custa? É mais caro ou similar ao concorrente?
O modelo mais comum custa em torno de um real. É bem similar ao preço do concorrente, apesar de haverem modelos concorrentes mais baratos.

Consumidor

Quem consome o produto?
Grande parte da população alfabetizada, a partir de 7 anos de idade.

Faixa etária: Varia entre crianças na fase de alfabetização e senhores de idade.

Renda mensal: Atinge grande parte das camadas sociais, por sua indipensabilidade.

Sexo: tanto o masculino quanto o feminino.

Escolaridade: Mais comumente entre indíviduos alfabetizados.

Variáveis:

O que motiva o consumidor a comprar o produto?
É uma marca bem tradicional, com um bom preço e qualidade, além de ser encontrado com facilidade.

Com que frequência o produto é consumido?
Pela demanda e necessidade de canetas, as canetas BIC são vendidas em grande quantidade.

O consumidor tem necessidade ou adquire por impulso?
Na grande maioria das vezes, é a necessidade que faz o consumidor comprar.



Fontes: 
BIC (site)
Wikipedia

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