quinta-feira, 24 de março de 2011

Carnaval - Carnaval de rua

O carnaval de rua é capaz de reunir multidões para festejar e brincar o carnaval.

No Rio de Janeiro, mais de 400 blocos de rua desfilaram no Centro, reunindo mais de 4 milhões de pessoas com um só objetivo: se divertir.

Esse será o tema de hoje. Mas, para isso, precisamos entender o que é o carnaval.


O carnaval é uma comemoração de origem cristã, que se caracterizava na Idade Média por festejos e banquetes. No século XIX, o carnaval modernou passou a ser feito de desfiles e fantasias e hoje é comemorado em diversos pontos do mundo, de acordo com cada costume.

No Brasil, o país se mobiliza para receber o carnaval, tanto o de rua quanto o das escolas de samba ou trios-elétricos, variando o modo de comemoração de estado para estado. No Rio de Janeiro, os blocos começaram a surgir na segunda metade do século XIX, em sua forma mais primitiva.

O Brasil também é dono do recorde de maior bloco de carnaval de rua - o Galo da Madrugada, no Recife, arrastou aproximadamente 1,6 milhões de foliões pelas ruas da capital pernanbucana em 1995.

 Hoje, apesar de divertidos e empolgantes, requerem organização entre Estado x Clube/Cordão x folião para fazer toda a festa funcionar. A cada ano, o governo vem tentando aperfeiçoar o funcionamento dos blocos, mobilizando cada vez mais gente.



Conheça mais sobre o carnaval de rua:

Carnaval de rua

Cordões - conto de Paulo Barreto

Tipos de Bloco

0 comentários:

Postar um comentário